Dicas

Pessoal, nesta página colocarei um roteiro de manutenção que aprendi no dia a dia na bancada e que tem ajudado a detectar e resolver problemas de hardware. Esses defeitos em grande parte são causados por falta de manutenção preventiva. Com o tempo, os slots de memória e slots periféricos vão ficando impregnados com uma substância isolante conhecida como “zinabre” e que causam mal contato e por consequência, o mal funcionamento dos micros. Abaixo eu procurei classificar os tipos de defeitos por ordem de ocorrência mais frequente, no entanto não são sempre essas as condições encontradas em problemas de hardware.

1 – O primeiro grande causador de falhas, depois do mau contato, é a fonte de alimentação do micro”..

2 – O segundo grande vilão são os HD´s, Motherboard’s e Flat Cables que ligam esses dispositivos.

3 – O terceiro grande causador de falhas são as memórias RAM, seja por defeito (mais raro) ou por incompatibilidades.

4 – Muito raramente são detectados defeitos em processadores.

Baseado nestas ocorrências, elaborei um roteiro que tenta ajudar a isolar os defeitos causados por estes dispositivos e uma solução provável para resolve-los.

Roteiro para detectar defeitos em microcomputadores
Defeito relatado pelo usuário
Provável causa e solução
Micro não liga Verifique a rede de energia e o cabo AC – Substitua o cabo AC. Verifique se o botão do reset ou do power estão funcionando (não estão travados impedindo o boot.). Caso o do reset esteja com problema, voce pode desconecta-lo da placa mãe até resolver o problema. No caso do power o ideal e repará-lo com um pouco de spray contacmatic ou substituição do mesmo.

 

Micro não liga

Verifique a Fonte ATX. 0 fato da mesma ligar não isenta a mesma de defeito, pois em alguns defeitos a fonte liga a ventoinha, tem saídas aparentemente normais, mas o defeito está lá. – Substitua a fonte por outra de potência similar ou superior.

 

Micro não liga

Constatado que a fonte ATX está OK, provável problema na motherboard. Desligue todos os dispositivos (CD´s, HD´s e Floppy), reset o BIOS (jumpper Clear Cmos próximo a bateria) e tente ligá-la sozinha. Persitindo o problema substitua a motherboard.
Micro liga, porém não apresenta imagem Verifique o cabo de sinal de vídeo, os pinos do conector de vídeo (DB-15), o cabo AC do monitor ou teste com outro monitor se for possível. Certificando-se que não é problema no monitor, desligue todos os dispositivos (HD´s, CD´s e floppy) e reset o BIOS. Verifique se o botão do reset não está travando o boot. Limpe os slots de memória com spray contacmatic. Se persitir e a Motherboard possuir vídeo ON-BOARD, coloque uma placa de vídeo PCI e verifique se inicializa com imagem. Caso funcione, indica que o vídeo ON-BOARD está queimado ou desabilitado no SETUP. Persitindo o problema, retire o vídeo PCI e substitua um ou ambos os módulos de memória. Teste um de cada vez. Caso funcione com um dos módulos, pode ser indício de conflito de memória (paridade). Instale módulos de memória identicos (compatíveis)
Micro liga e emite mensagem “Batery Low” ou “CMOS CHECKSUM ERROR Press F1 para continuar ou F2 para ler Setup Default” Abra o gabinete e substitua a bateria da motherboard pelo modelo correto (provavelmente CR 2032 de 3V.). Caso funcione bem por alguns dias e volte a apresentar o mesmo problema, indica que o circuito de carga da motherboard está danificado. Neste caso, substitua a motherboard.
Micro liga, não tem imagem, somente bips
Sequência de bips pode indicar problema tanto na placa de vídeo como nos módulos de memória. Se for vídeo on board, coloque uma placa de vídeo PCI e tente reinicializar. Caso persita os bips, provável problema em um ou mais módulos de memória. Retire um deles e tente novamente com um só módulo, ou coloque outro de teste. Caso volte a funcionar, trocar o módulo de memória defeituoso.Caso o alto falante ou o buzzer da placa mãe estejam desconectados, não haverá bips para alertar sobre o provável problema, ficando a identificação do defeito mais difícil.
Micro liga e após alguns minutos de uso trava ou reboota involuntáriamente. Primeira coisa a se verificar nestes casos e entrar no SETUP da máquina (alguns modelos voce pressiona F2 durante o boot e as mais antigas voce pressiona a tecla DEL) e verifica em HARDWARE MONITOR a temperatura e velocidade do COOLER que ventila a CPU. Caso a temperatura esteja muito alta (depende do modelo do processador) e a rotação do COOLER esteja muito baixa ou em ZERO, substitua o COOLER pelo mesmo modelo. Se a temperaratura estiver normal e a rotação do COOLER também, o reboot involuntário pode ser causado pela fonte ATX (fonte não está suportando a carga)ou mesmo falha na instalação do Sistema Operacional. Substitua a fonte ou reinstale o S.O. conforme o caso.
Não consigo instalar o S.O., mesmo após formatar o Hd com formatador Baixo nível Provavelmente neste HD foram feitas várias instalações, ou tentativas de intalações mal sucedidas, ou alguma instalação do Linux que foi removida. Quando isso ocorre, o MBR (Master Boot Record) fica com resíduos dos sistemas instalados e isso pode impedir a gravação do MBR nos primeiros 512 Kb. Para resolver isto, basta bootar a máquina com disquete ou CD com Windows 98 e digitar o comando: FDISK/MBR -> esse comando limpa o Master Boot Record.
Ao instalar XP não localiza o HD, apesar do mesmo ser reconhecido pela BIOS Este problema costuma ocorrer em algumas placas com interface SATA (um exemplo disso é a placa A7NKxxxx). Quando isso ocorre é necessario ter o CD com os drivers de dispositivo da placa mãe, neste caso os drivers para SATA, ou baixá-los de um repositório de drivers ou site do fabricante da placa. Após obter o driver e gravá-los em um disquete, coloca-se o CD do XP e assim que a instalação iniciar e aparecer no rodapé da tela a mensagem “Pressione F6 para drivers de terceiros”, executando-se esse procedimento, o instaler solciitará o local do driver de terceiros. Apontando-se para o disquete, o instaler carregará o driver e a partir deste, reconhecerá o HD e iniciará a instalação normalmente.

Dica fornecida gentilmente pelo colega Daniel que possui muitos anos de experiência com hardware. Obrigado Daniel.
Problemas com o HD Áudio Realtek
Eu tento instalar o driver de áudio no meu PC ( modelo de placa GA
945GZM-S2 ) mas dá erro e aparece uma mensagem :
Erro ao instalar o driver o driver de áudio Realtek HD
[Error code : 0xE0000227]
——————————————-
Estava com EXATAMENTE o mesmo problema no meu computador e consegui
encontrar a solução em um Forum francês.

1-Abra o Gerenciador de Dispositivos (Painel de Controle / Sistema /
Hardware / Gerenciador de Dispositivos)
2-Abra a aba “Dispositivos do Sistema”
3-Desative o “Driver de Barramento Microsoft UAA para High Definition
Audio” (É só apertar o botão direito do mouse e selecionar DESATIVAR)
4-Desinstale o “Driver de Barramento Microsoft UAA para High
Definition Audio” (É só apertar o botão direito do mouse e selecionar
DESINSTALAR)
5-Instale normalmente o driver sem erros no final.


Removendo o vírus CSRCS.EXE do Windows


Após utilizar o antivírus de sua preferência, que deve remover este vírus do computador, seu Windows ficará mostrando a mensagem “csrcs.exe não foi encontrado”, é sinal que realmente o vírus foi removido.
Vá no menu Iniciar ->> Executar e digite: “regedit” e clique em OK
O editor do registro será aberto. Clique em Editar–>> Localizar e digite o nome do arquivo, no caso, “csrcs.exe”.(Este arquivo é o vírus propriamente dito, o que não é vírus se chama “crrSs.exe”.
Clique em localizar Próxima.
Ele localizará uma chave do registro de nome “Shell” com o seguinte texto escrito nos dados: “Explorer.exe csrcs.exe”.
Clique com o botão direito no nome do registro, clique em “modificar” e apague APENAS o “csrcs.exe” na caixa Dados do valor, deixando o “Explorer.exe”.
Caso encontre outras referências em outras chaves, faça o mesmo que você fez na chave Shell.
Feito esses procedimentos, saia do RegEdit e reinicie seu computador.
Boa sorte a todos!
Fonte(s):
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080729105649AAwYU8h
http://www.commentcamarche.net/forum/affich-6593682-error-code-0xe0000227